Notícias

Museu do Carrapato: coleção de referência e acesso à informação de qualidade sobre um dos parasitas mais temidos pelo agronegócio

museu-do-carrapato-colecao-de-referencia-e-acesso-a-informacao-de-qualidade-sobre-um-dos-parasitas-mais-temidos-pelo-agronegocio-capa-1400x650

Pequenos, mas avassaladores. Os carrapatos são um dos parasitas mais temidos no agronegócio. Os prejuízos causados por esses minúsculos artrópodes, somente na cadeia produtiva de bovinos no Brasil, estão estimados em 3,2 bilhões de dólares ao ano. Para difundir o conhecimento e assim favorecer a prevenção de infestações e danos à saúde dos animais e também dos seres humanos, a Embrapa Gado de Corte tem o Museu do Carrapato, estruturado no Laboratório de Biologia do Carrapato, que permite o acesso, de forma rápida e prática, à sua coleção de referência e aos dados sobre esses parasitas externos que transmitem inúmeras doenças. Acompanhe a leitura e conheça mais da iniciativa.

Qual a importância de se conhecer os carrapatos? 

Vetores, os carrapatos são responsáveis pela transmissão de inúmeros agentes infecciosos – vírus, bactérias, protozoários – e figuram entre os mais importantes parasitas de doenças que afetam animais selvagens e domésticos e também seres humanos. Entre os principais males no rebanho está a Tristeza Parasitária Bovina.

Estudos mostram que uma única espécie de carrapato infesta mais de 80% dos bovinos do mundo. E, para cada carrapato presente no animal, são perdidas, diariamente, de 1,18 e 1,37 gramas. Os prejuízos estão relacionados ainda à diminuição da qualidade do couro, às lesões na pele e aos quadros de anemia. Diante desse cenário, é fundamental um espaço de referência e aprofundamento sobre o assunto.

Qual o objetivo do Museu do Carrapato? 

O Museu do Carrapato reúne, de forma sucinta, as informações sobre as espécies de carrapatos descritas no Brasil e presentes na coleção, além de seus respectivos agentes infecciosos e potencialmente transmissíveis. Ao lado de cada descrição, estão imagens da espécie.

O recurso visual favorece a identificação e, assim, auxilia no combate ao carrapato e no tratamento do hospedeiro parasitado. A organização das informações sobre as espécies de carrapatos é importante também à comunidade científica, pois a coleção serve de base para estudos, pesquisas e desenvolvimento de novas formas de prevenção.

Dessa forma, o Museu do Carrapato tem como foco prospectar informações sobre a taxonomia, a biologia e a importância das espécies encontradas, para que estudantes, pesquisadores, médicos veterinários, produtores e a sociedade como um todo possam estudar e conhecer esses parasitas. Com isso, é possível reduzir os prejuízos econômicos e as perdas sociais, ambientais e de saúde causados pelos carrapatos. 

Como funciona o Museu do Carrapato? 

 Com acesso online, o Museu do Carrapato dispõe seu acervo de forma virtual e contínua. A qualquer hora e a qualquer dia, de qualquer lugar, é possível acessar a coleção e entender mais sobre as espécies, suas características e enfermidades. O Museu é alimentado a partir de coletas de campo e também pelo recebimento de material de outros pesquisadores parceiros.

As identificações são feitas por meio de análise genética dos exemplares recebidos. Para isso, a Embrapa Gado de Corte mantém uma interface científica com muitos grupos de pesquisa ao redor do mundo. Essa rede possibilita a disponibilidade de informações de referência.

Atualmente, estão descritas e fazem parte da coleção do Museu mais de 20 espécies das 72 presentes, no momento, na fauna de carrapatos no Brasil. As espécies existentes no país pertencem a duas famílias: Ixodidae, com 47 espécies, e Argasidae, com 25 espécies.

Para baixar a coleção do Museu do Carrapato, clique aqui.

As informações compartilhadas aqui foram importantes para você? Compartilhe o conteúdo com mais gente! Para mais dicas sobre saúde animal, doenças no rebanho e agronegócio, acesse o blog da Bimeda.

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Pecuária brasileira: boas perspectivas para 2020
Principais doenças do rebanho: conheça os males qu...