Blog

Pequenos produtores rurais são fundamentais para a produção de alimentos

pequenos-produtores-rurais-sao-fundamentais-para-a-producao-de-alimentos-capa

 Engana-se quem pensa que a produção agropecuária brasileira é feita apenas em grandes áreas e por agricultores empresariais. O agro brasileiro é em sua maioria formado por agricultores familiares e produtores que atuam em pequenas propriedades. Com produção diversificada e emprego cada vez maior de tecnologia, esse grupo exerce um importante papel na economia do país, na segurança alimentar e na manutenção da população em áreas rurais. Neste texto vamos te contar a importância do agricultor familiar e pequeno produtor rural. Acompanhe!

Agro brasileiro é formado por pequenos produtores e agricultores familiares!

De acordo com dados da última edição do Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, o Brasil conta com mais de 5 milhões de estabelecimentos comerciais, que ocupam uma área de cerca de 351 milhões de hectares, respondendo por 41% da área total do país.

Desse total, 2,5 milhões de estabelecimentos possuem até 10 hectares, sendo considerados como pequenas propriedades rurais. A área ocupada por esse grupo chega a quase 8 milhões de hectares.

O censo aponta que do total de estabelecimentos agropecuários do país, 77% foram classificados como de agricultura familiar, sendo responsáveis por 23% do valor da produção (R$ 107 bilhões) e ocupando uma área de 80,89 milhões de hectares, ou seja, 23% da área total. Os estados de Pernambuco, Ceará e Acre foram identificados como os que possuem maior proporção de área ocupada por agricultura familiar e o Centro-Oeste e São Paulo têm a menor proporção.

Em 2017, a agricultura familiar ocupava 10,1 milhões de pessoas, 67% do total de trabalhadores nos estabelecimentos agropecuários.

Produção de alimentos

Muito do que consumimos no nosso dia a dia têm origem nessas pequenas propriedades. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a agricultura familiar, por exemplo, é a principal responsável pela produção de alimentos que são disponibilizados para consumo da população brasileira.

O setor se destaca pela produção de milho, mandioca, leite, carne, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, frutas e hortaliças. A produção de todos esses alimentos passa pelas mãos de pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados de reforma agrária, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, de acordo com o MAPA.

O censo de 2017 mostrou também que a agricultura familiar responde por parte importante da produção de alimentos, representando 48% do valor da produção de café e banana nas culturas permanentes. Já nas culturas temporárias, intercaladas com outros produtos, a agricultura familiar é responsável por 80% do valor de produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção do feijão. 

Leite, um grande negócio dos pequenos produtores!

O leite é um exemplo que mostra como a produção agropecuária em pequenas propriedades está na mesa diariamente da população brasileira. Segundo artigo publicado pelos engenheiros agrônomos Clarisse de Albuquerque Gomes e Fabiano Borges de Vasconcellos, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil tem cerca de 1,2 milhão de propriedades que se dedicam à atividade leiteira.

Deste total, 955 mil são classificadas como de agricultura familiar, com áreas entre 5 hectares e 100 hectares. Essas propriedades respondem por quase 89% de toda a produção leiteira procedente de unidades de agricultores familiares.

A produção de suínos é outro exemplo de atividade realizada predominantemente em pequenas propriedades. O censo mostra que 51,4% da produção brasileira de suínos pertence ao setor agrofamiliar.

Viu só a importância dos pequenos produtores rurais? Esses homens e mulheres que trabalham dia a dia para alimentar nossa população têm um papel fundamental para a segurança alimentar e crescimento da nossa economia! É por isso que a Bimeda, empresa especializada na saúde animal, possui um portfólio completo de produtos que podem auxiliar o dia a dia das pequenas propriedades rurais brasileiras.

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações! Ah, e acesse nosso site para conhecer todas as nossas soluções!

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Conheça a eprinomectina e saiba como ela pode ser ...
Mastite em vacas leiteiras: saiba como identificar...