Notícias

Solucef: É a solução para o tratamento das doenças mais comuns no rebanho

solucef-e-a-solucao-para-o-tratamento-das-doencas-mais-comuns-no-rebanho-1400x650

O antimicrobiano Solucef, um dos mais recomendados e pioneiro no mercado da Bimeda, é uma solução em suspensão injetável de Ceftiofur 5% pronta para uso e que atua no tratamento de algumas das doenças mais comuns nos rebanhos do Brasil.

Entre as infecções mais recorrentes e que acometem tanto o gado de corte como o leiteiro estão a podridão dos cascos, causada por Fusobacterium necrophorum, e mamites, causadas por Streptococcus dysgalactiae.

Solucef é a solução para estes dois males. Acompanhe a leitura e entenda melhor sobre essas duas doenças e de como o medicamento de amplo espectro age também diante de outras situações de infecções.

Mamites

É uma inflamação da glândula mamária que, na maioria das vezes, é causada por bactérias.
Ela pode se apresentar de duas formas:

  • Mamite clínica
    O úbere inteiro ou parte dele pode estar inchado, endurecido, com presença ou não de pus e animal com dor e febre e alteração na composição do leite.
  • Mamite subclínica
    O animal não apresenta visualmente sintomas da doença, porém é fonte de contaminação para os outros animais saudáveis do rebanho e ocorre alteração na composição do leite (Contagem de Células Somáticas – CCS).

O resultado da inflamação por bactérias da glândula mamária é a dilatação dos vasos sanguíneos que permitem a passagem de outras substâncias do sangue pelo leite. Assim, há uma queda na qualidade do leite e redução na produção. No rebanho leiteiro, é uma das doenças mais importantes e com alta incidência no mundo todo. Os sintomas não são facilmente percebidos e a demora no diagnóstico acarreta prejuízos econômicos e à saúde do animal.

Podridão dos cascos

Responsável por uma queda significativa na produtividade e no desempenho do rebanho, a podridão dos cascos é uma infecção necrótica causada pelas bactérias Fusobacterium necrophorum e o Bacteroides melaninogenicus.

Ambientes sujos e úmidos favorecem a proliferação das bactérias e a presença em excesso de lama e esterco também colaboram para o aparecimento da podridão. Em contato constante com o animal, os resíduos amolecem o casco e tornam o meio anaeróbico, ou seja, sem a presença de oxigênio, ideal para os organismos infecciosos.

Animais com problemas no casco andam menos e ficam mais deitados. Como consequência, apresentam maior chance de ocorrer mamite, perda de peso, falhas na reprodução e queda na produção de leite.

Solucef é a solução também para:

Solucef – Suspensão injetável de Ceftiofur 5% pronta para uso

Solucef age no tratamento das pneumonias bovinas causadas por Pasteurella multocida e enterites (diarréias), causadas por Salmonella Typhimurium e Escherichia coli. O medicamento desenvolvido pela Bimeda auxilia ainda no controle e prevenção de infecções geniturinárias (do trato urinário), pós-operatórias e de pós-parto, causadas por germes sensíveis ao seu principal composto.

Já em suínos, Solucef é indicado no tratamento de pneumonias causadas por Pasteurella multocida e Actinobacillus (Haemophilus) pleuropneumoniae, enterites causadas por Salmonella choleraesuis e Escherichia coli e meningoencefalites, causadas por Streptococcus suis tipo 2.

Benefícios no uso de Solucef:

Com o uso do Solucef, tanto no tratamento como na prevenção das doenças já citadas, o produtor ganha com o descarte zero de leite e com a facilidade e a praticidade no uso, já que o Solucef vem pronto para aplicação e possui fácil ressuspensão.

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Podridão dos cascos: o que é e como tratar?
Novembro: aftosa e mês do manejo na pecuária

Related Posts