Notícias

Período das secas: é tempo de suplementar as vitaminas na produção de bovinos

periodo-das-secas-e-tempo-de-suplementar-as-vitaminas-na-producao-de-bovinos-capa

Estamos em pleno período das secas, época do ano em que as chuvas diminuem no Brasil e as pastagens deixam de apresentar níveis satisfatórios de proteína, vitaminas e minerais. O período de estiagem, que vai de março a setembro, exige grande atenção dos produtores rurais para que os ganhos em peso dos animais alcançados no período das chuvas não sejam perdidos e para que os bovinos, mesmo em condições adversas, consigam se manter saudáveis e produtivos.

Os pecuaristas já sabem: as estratégias para suplementar a alimentação dos bovinos durante a época da seca serão um fator importantíssimo para os ganhos financeiros da fazenda. O que muitos produtores ainda não se atentam é para a necessidade da suplementação de vitaminas, principalmente as vitaminas A, D e E, para o melhor desempenho dos animais.

Os bovinos com deficiência desses nutrientes podem sofrer com desequilíbrio metabólico, o que gera perda de apetite, diminuição no crescimento, baixa imunidade e queda na produção. Além disso, a falta de vitaminas pode causar problemas de saúde relacionados ao pelo, visão, aumento de infecções intestinais, baixa taxa de ovulação e fecundação, comprometimento do sistema ósseo e até distrofia muscular.

Nesse artigo, vamos te contar a importância das vitaminas e como suplementá-las traz benefícios para seus animais do ponto de vista de eficiência e saúde. 

Importância das vitaminas

Digite seu texto aqAs vitaminas são divididas em dois grupos, em função da sua solubilidade. São eles: vitaminas lipossolúveis, formada pelas vitaminas A, D, E e K; e as vitaminas hidrossolúveis, que são as do complexo B e C.

Esses nutrientes são muito importantes para o controle de processos metabólicos dos bovinos. Algumas delas são armazenadas no organismo dos animais e outras exigem abastecimento constante, já que são excretadas pela urina.ui...

Conheça mais sobre as vitaminas A, D e E 

A vitamina A, por exemplo, é fundamental para a integridade das mucosas, do aparelho reprodutivo, da vida e do crescimento ósseo dos animais. Essa substância participa da transformação dos hormônios reprodutivos e no desenvolvimento do sistema imunológico, sendo recomendado que uma vaca adulta receba 77.000 unidades internacionais (UI) por dia desse nutriente.

A falta de vitamina A na dieta dos animais pode causar problemas de pele, pêlos ásperos, cegueira noturna e degeneração da retina; descoordenação de movimentos, convulsões, degeneração nervosa e aumento da sensibilidade às infecções das vias respiratórias. Também pode trazer aumento da sensibilidade às infecções das mucosas intestinais, atrofia dos ovários com baixa na taxa de ovulação e de fecundação, problemas de ciclo estral e retenção de placenta.

A vitamina D atua no metabolismo do cálcio e do fósforo, proporcionando uma melhor absorção desses minerais. É essencial para mineralização óssea e mobilização de cálcio e fósforo nos ossos, sendo importante o consumo de 18.000 a 25.000 UI por dia para uma vaca adulta.

A carência de vitamina D pode resultar no comprometimento do sistema ósseo, deformando-o. Em bezerros pode causar raquitismo e nos adultos a osteomalácia. A falta desse nutriente também traz aumento do risco de ocorrência da febre do leite, que ocorre devido ao fornecimento insuficiente ou pouca exposição à luz solar, necessária para a conversão dos precursores da vitamina D.

Já a vitamina E tem ação antioxidante, retarda o envelhecimento e previne degeneração precoce. Associada ao selênio traz redução de mastite e infecções da glândula intramamária. A exigência dessa substância é de 500 UI por dia para vacas em estágio de lactação e 1.000 UI por dia durante o período seco e o estágio inicial de lactação. É importante ainda se atentar que a vitamina E tem ação específica na absorção da vitamina A, por isso, a deficiência das duas substâncias é concomitante.

Dietas com baixos índices de vitamina E podem resultar em problemas na saúde dos animais, relacionados à doença do músculo branco (calcificação anormal dos músculos) e distrofia muscular nutricional.

Animais que precisam de suplementação de vitaminas

É preciso ficar atento para que a quantidade adequada de vitamina seja consumida por todos os animais. Porém, alguns grupos precisam de ainda mais atenção quanto ao consumo dessas substâncias. São eles:

·Animais em reprodução

·Desmama

·Animais sob estresse

·Vacas leiteiras

Também é importante se atentar para alguns fatores relacionados às condições dos animais e da época do ano, como:

·Animais criados em pastagens degradadas

·Período das secas

·Pastagem de baixa qualidade

·Animais que consomem como dieta principal silagem e ração

·Bovinos em confinamento e semi confinamento 

Volumosos perdem vitaminas ao longo do tempo de armazenamento

As vitaminas podem ser encontradas nas forragens oferecidas aos animais, como capim, milho e sorgo, na forma de silagem ou feno. Ocorre que ao longo do tempo, essas substâncias vão diminuindo sua concentração nesses alimentos.

De acordo com especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no caso da vitamina A, há redução de 1% ao mês na concentração, mesmo em boas condições de armazenagem. Se forem conservadas em misturas minerais e/ou outros alimentos, ou quando são peletizadas, essas perdas aumentam para de 5 a 9% por mês.

No caso da vitamina E, a silagem pode ter de 20 a 80% menos desse nutriente do que a forragem original. O tratamento térmico empregado na soja tostada, por exemplo, destrói praticamente toda a vitamina E. A perda de atividade biológica dos suplementos com alfa-tocoferil acetato (forma comercial) é de 1% ao mês, mas produtos extrusados podem ter perda de 6% ao mês.

O que fazer?

Uma forma prática e segura de oferecer a quantidade adequada de vitaminas para os animais é utilizando suplementos vitamínicos. A Bimeda oferece no mercado o Adental, um polivitamínico injetável que tem como função repor as vitaminas A, D e E.

O produto, indicado para bovinos de leite e corte, ovinos, suínos e caprinos, promove o restabelecimento do crescimento dos animais jovens e engorda. Entre os seus benefícios também estão o aumento da fertilidade e, consequentemente, o maior incremento dos rebanhos, além da melhora do sistema imune e o metabolismo corporal. O período de carência do produto em carne e leite é zero!

Viu só como as vitaminas são fundamentais para a produção animal e como a Bimeda traz uma excelente solução para os produtores rurais? Fique atento ao nosso blog e confira sempre novidades na área de saúde animal!

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Carrapato de boi traz prejuízos bilionários: apren...
Vermifugação em cavalos: saúde no rebanho equino