Notícias

Maio é mês de vacinação e vermifugação

vacinacao-bimeda

Vacinação contra febre aftosa começa em 1º de maio em 21 estados brasileiros

Atenção produtor! Em 1º de maio tem início no Brasil a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa. A partir desta data, devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação. Nesta fase da campanha, espera-se imunizar cerca de 170 milhões de animais.

Ao todo, 21 estados realizam a imunização dos animais neste período. No Amazonas e em Mato Grosso, apenas os municípios que não suspenderam a vacinação participam da campanha. No Espírito Santo também é diferente: a vacinação deverá ser feita para bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) disponibiliza o calendário completo. Acesse aqui.

Declaração online

Além de vacinar o rebanho, o produtor não pode se esquecer de fazer a declaração ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado.

A orientação do MAPA é que a declaração seja feita, preferencialmente, de forma online. Quando não for possível, poderá ser feita presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

Cuidados com a vacinação

Para garantir a qualidade e a eficácia da vacinação contra febre aftosa e, assim, estabelecer cada vez mais ganhos e ter um gado saudável, o Governo passa as seguintes orientações:

– As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas.

– Verifique se as vacinas estão na temperatura correta. Elas precisam estar entre 2ºC e 8ºC desde a aquisição até a utilização.

– Transporte em uma caixa térmica e coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre.

– Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação.

– Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado para o manejo.

– Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas.

– Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 2 ml.

- O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele.

- Aplique com calma para evitar a formação de caroço no local da vacina.

– Siga as recomendações de limpeza, utilize a agulha certa, desinfetada e trocada com frequência.

A pandemia ainda não acabou, por isso, tome os cuidados necessários

A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou, por isso, é importante que se mantenham todos os cuidados durante a aplicação, sempre utilizando máscaras, higienizando as mãos com frequência e mantendo uma distância segura entre as pessoas.

O Ministério da Agricultura reforça a adoção de todas as medidas de cuidado com a Covid-19 para a garantia da manutenção dos compromissos com as zonas reconhecidas como livres de febre aftosa com vacinação perante a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

Oportunidade para garantir o manejo sanitário dos animais

Para a vacinação contra febre aftosa, o produtor terá que reunir todo o seu rebanho, sendo uma grande oportunidade para realizar outros procedimentos de manejo que garantam a saúde dos animais. É importante, porém, planejar com antecedência o manejo dos animais para não correr o risco de machucá-los no deslocamento. Um procedimento importante é a realização da vermifugação do rebanho, uma das estratégias mais eficazes para combater os parasitas dos bovinos.

As verminoses são consideradas inimigas silenciosas, atingindo bovinos de leite e de corte e trazendo grande desvantagens aos produtores, comprometendo a produtividade do rebanho, atrasando o crescimento e diminuindo a produção de carne e leite. Por isso, fique atento e faça de maio o mês da vacinação contra aftosa e o mês da vermifugação!

Gostou das dicas? Acompanhe o blog, pois nos próximos dias vamos compartilhar mais informações sobre a vermifugação!

Bimeda comemora 10 anos no Brasil e anuncia invest...
Condições de temperaturas e chuvas na saída do ver...

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://www.bimeda.com.br/