Notícias

Febre do transporte: saiba como esse mal afeta a produtividade e o que fazer para tratar a criação

febre-do-transporte-saiba-como-esse-mal-afeta-a-produtividade-e-o-que-fazer-para-tratar-a-criacao-1400x650

Dentro das doenças respiratórias que mais acometem as criações de bovinos, suínos e ovinos está a chamada febre do transporte. A enfermidade é conhecida assim, pois atinge, na maioria das vezes, animais que apresentam queda de imunidade durante os deslocamentos realizados nos sistemas de manejo.

Adversidades climáticas, adaptação ao novo lugar e estresse são alguns dos fatores que contribuem para que animais fiquem mais expostos e sensíveis aos agentes infecciosos. Para saber mais sobre esse mal, seus prejuízos na produtividade e como tratar, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura.

Febre do transporte: queda no ganho de peso e prejuízos bilionários

As doenças do complexo respiratório são conhecidas por impactarem de forma negativa e significativa não só a pecuária intensiva, tanto de corte quanto de leite, como as criações de suínos. As infecções respiratórias são consideradas o maior problema de confinamento nos Estados Unidos e Austrália. No primeiro, é estimada uma perda anual com a enfermidade de, aproximadamente, U$ 1 bilhão, em razão da queda produtiva, do aumento de despesas com manejo e de custos com medicamentos e morte dos animais.

A febre do transporte compromete o bem-estar dos animais e gera graves prejuízos financeiros aos produtores, principalmente os confinadores. Os animais infectados têm queda na conversão alimentar, redução no ganho de peso e, consequentemente, atraso no desenvolvimento corporal, o que leva a um período maior de dias de engorda até o abate.

Gráfico 1: Porcentagem de afecções em confinamento. Fonte: Adaptado de Smith, 1994.

Sinais clínicos da febre do transporte

Os sinais clínicos clássicos de doenças respiratórias são:

  • febre acima de 40°C;
  • dificuldade respiratória;
  • secreção nasal;
  • vários graus de depressão;
  • diminuição ou falta de apetite.

Forma de prevenção da febre do transporte

  • reduzir os fatores de riscos, como transportes e manejos;
  • manter a boa higiene do ambiente;
  • garantir que os recém-nascidos recebam o colostro nas primeiras horas de vida para garantia de melhor imunidade;
  • separar os animais em pequenos grupos de acordo com a idade;
  • favorecer a ventilação dos espaços e evitar umidade excessiva;
  • manter uma dieta com alimentos palatáveis e em quantidade suficiente;
  • dentificar e isolar rapidamente os animais doentes;
  • ter cuidado ao adquirir animais de outros rebanhos para evitar a introdução de novas doenças na propriedade.

Pro-Pen-G PPU da Bimeda: tratamento para febre do transporte

Antes de iniciar qualquer tratamento é de suma importância a avaliação e o exame clínico do animal, realizado por um Médico Veterinário, para se ter um diagnóstico correto. Somente assim é possível indicar e obter um tratamento correto e eficaz. O tratamento assertivo é importante para promover o bom estado de saúde e a retomada de ganhos produtivos.

O antibiótico Pro-Pen-G PPU, da Bimeda, à base de Penicilina G Procaína com 30.000.000 UI/100 mL, é indicado para tratamento da febre do transporte em bovinos, suínos e ovinos. Pronto para uso e de amplo espectro de ação, reúne os melhores benefícios e tem rápida ação. Por ser o produto com maior concentração do mercado, permite menor volume por aplicação, facilitando o uso e minimizando a dor no local de injeção. Pro-Pen-G PPU pode ser usado em fêmeas gestantes.


​As informações foram importantes para você? Compartilhe e tenha acesso a mais conteúdo em nosso blog. A Bimeda conta com uma experiência de décadas de atuação, focada na Excelência Global em Saúde Animal. Para mais informações sobre os produtos Bimeda, acesse o site.

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Mercado da carne: diferença de preços entre diante...
Informações para quem cria: dicas de sites sobre a...