Notícias

Diarreia bovina: como vencer essa doença e preservar a saúde dos animais

blog-out

Trigental oferece ação rápida, direta e eficaz no tratamento da enfermidade

A saúde do rebanho é um fator essencial para a atividade pecuária, pois ela determina a qualidade dos animais e, consequentemente, o valor que terão ao longo da cadeia produtiva. Uma patologia que pode causar perdas e descartes é a diarreia bovina.

A diarreia bovina é uma doença que se desenvolve como consequência da interação entre o bovino, ambiente, nutrição e os agentes que causam a infecção. A enfermidade envolve toxinas bacterianas, inflamações causadas por parasitas ou bactérias, atrofia de vilosidades intestinais, ocasionadas por ação viral ou de protozoários. Tais condições determinam uma hipersecreção intestinal, má absorção e má digestão, que culminam na diarreia.

Os principais agentes causadores da diarreia bovina podem ser:

  • bactérias (Escherichia coli, Salmonella spp, Clostridium perfringens);
  • vírus (coronavírus e rotavírus);
  • protozoários (Cryptosporidium sp. e Eimeria spp.).

As infecções mais comuns envolvem a ação conjunta destes tipos de organismo.

A nutrição e outros fatores predisponentes também podem facilitar a ocorrência da diarreia bovina, tais como: deficiência em ingestão de colostro, alta lotação e método de criação, alta umidade, má ventilação, baixo acesso ao sol e a qualidade da dieta.

A destruição das células do epitélio intestinal favorece a perda de líquidos da corrente sanguínea para a luz intestinal por osmose, assim ocorrendo a diarreia e, consequentemente, a desidratação do bovino. Os animais jovens têm maior porcentagem de líquido corporal e líquido extracelular. Dessa forma, considera-se mais grave o déficit hídrico para essa categoria.

Trigental: resposta rápida e direta para a diarreia

A Bimeda possui um portfólio completo para o cuidado de bovinos. Para o tratamento da diarreia bovina, o Trigental é uma solução administrada via oral, de fácil aplicação, indicada para tratamento das diarreias bacterianas. Ele age direto no foco da infecção, resultando em uma rápida recuperação do animal.

Cuide dos seus animais desde o primeiro sintoma de diarréia bovina. Com ação rápida, a saúde do rebanho não será prejudicada e a qualidade da carne não será comprometida!

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Vermifugação em cavalos: conheça a importância!
Dica da Bimeda: Como melhorar os índices de reprod...