Notícias

Cursos online: conhecimento para mais ganhos e menos prejuízos na pecuária

cursos-online-conhecimento-para-mais-ganhos-e-menos-prejuizos-na-pecuaria-1400x650

Incrementar ações, aperfeiçoar processos, encontrar soluções criativas, melhorar a performance, a visibilidade e a produtividade. Todas essas ações são fruto do conhecimento, do estudo, da obtenção de práticas e técnicas partilhadas. No setor do agronegócio, a formação e a capacitação são essenciais para que a propriedade seja rentável e ofereça produtos competitivos e de qualidade no mercado. Como um dos setores mais expressivos na economia do País – o agropecuário apresentou crescimento de 1,3% em 2019, seguindo superior à média da economia brasileira (1,1%) – os trabalhadores e trabalhadoras do campo precisam estar atualizados, informados e bem preparados e aptos a inovar. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas de sites, cursos e formações à distância que permitem acesso online ao conhecimento. Vamos conferir? 

Pequena ou grande: sua propriedade precisa do saber  

Uma propriedade rural, independente de seu hectare, precisa do conhecimento e do domínio da técnica e da prática para ser produtiva, rentável e bem vista no mercado. Investir em cursos e ferramentas, independente do número de funcionários, faz toda a diferença quando se trata de valorização pessoal e do negócio. Pessoas capacitadas, críticas e interessadas em aprender rendem mais, produzem mais e são mais criativas. Com bagagem, é possível ir mais longe.

Ao oferecer acesso ao conhecimento ou a ter a possibilidade de acessá-lo, a comunidade como um todo ganha. Ao democratizar o ensino e o conhecimento, é possível melhorar as condições de vida, despertar novas habilidades e competências e elevar os níveis de atuação. 

Ensino à distância: estudo e acesso em qualquer lugar 

No meio do campo, na sede ou em casa. Os cursos online são flexíveis e possibilitam o acesso às aulas em qualquer lugar – basta ter uma boa conexão de internet no computador, tablet ou smartphone -, e a qualquer hora, já que muitos são gravados e ficam disponíveis. Os conteúdos compartilhados nos ambientes virtuais de aprendizagem permitem que cada pessoa aprenda no seu ritmo.

Cursos online gratuitos: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) 

Como um dos principais portais de cursos online no setor do agronegócio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)se destaca por oferecer cursos e capacitações, gratuitas, para desenvolver competências profissionais e sociais em aproximadamente 300 profissões do meio rural. O portal de Educação a Distância do Senar tem como objetivo contribuir com a formação e a profissionalização dos trabalhadores do meio rural, abrindo oportunidades para o aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida.

O Senar oferece:  

  • Material didático digital interativo
  • Atendimento personalizado
  • Possibilidade de ampliar rede de contatos e de conhecimento
  • Certificado
  • Videoaulas
  • Fóruns e chats
  • Atividades interativas
  • Apoio de tutores e monitores

Cursos com inscrições abertas:  

São dezenas de cursos online com inscrições abertas e entre os principais temas estão:

Formação profissional à distância: Centro de Produções Técnicas (CPT) 

Uma outra referência para o acesso a cursos de formação e capacitação profissional online é o Centro de Produções Técnicas (CPT). A empresa oferece um sistema de ensino à distância acessível, moderno, inédito e eficaz. O CPT atua em convênio com as principais Universidades e Centros de Pesquisas e Extensão do Brasil e coloca à disposição dos alunos cursos de alto nível, com informações de qualidade e com credibilidade.

O CPT oferece:  

  • Filmes Demonstrativos
  • Conteúdo Interativo:
  • Avaliação
  • Certificado Digital
  • Certificado Impresso

Cursos com inscrições abertas:  

E-campo: capacitações da Embrapa 

A Embrapa possui o portal e-Campo, um espaço destinado para as capacitações online que transmitem conhecimento ao produtor, agricultores familiares, agentes do Agronegócio e a comunidade em geral, por meio de linguagem didática e de fácil entendimento. As formações são elaboradas por equipes multidisciplinares da própria Embrapa e também de parceiros, como pesquisadores, designers instrucionais e profissionais de diversas áreas.

A aprendizagem acontece de forma: 

  • autoinstrucional, que visa o compartilhamento de informações e conteúdos de uma forma dialógica e autoexplicativa, garantindo a autonomia do aluno.
  • interativa, que visa promover a aprendizagem de conteúdos mais complexos, abordando os principais conceitos de forma simples e objetiva. Este formato conta com a mediação de tutores especialistas no assunto, espaços para interação entre os participantes e a disponibilização de materiais didáticos complementares.
  • colaborativa, pois tem como objetivo realizar o intercâmbio e a construção plural de conhecimentos. A estrutura é mais livre uma vez que se privilegia a abordagem de temas, desafios e problemáticas que emergem da participação do grupo, no qual seus participantes são coautores e corresponsáveis pelo aprendizado.

Cursos com inscrições abertas:  

Para inovação na gestão: Sebrae  

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) trata-se de uma entidade privada sem fins lucrativos, que oferece capacitação e possibilita o desenvolvimento de pequenos negócios. Na plataforma de ensino do Sebrae, há cursos online disponíveis, de forma gratuita, com foco na criação, gestão e inovação do empreendedorismo.

No agronegócio, o Sebrae prioriza o atendimento de empreendedores rurais, para profissionalização da gestão das atividades do campo. O movimento tem objetivo de elevar a cooperação, a produtividade, a competitividade, a qualidade dos produtos e o acesso aos mercados.

Cursos com inscrições abertas:  

 A variedade de cursos é enorme e há opções para diversos interesses, entre eles:

A Bimeda acredita no estudo, no conhecimento e na tecnologia como formas de crescimento e mecanismos de inclusão e inovação para pessoas e negócios. Ao investir em formação e capacitação, se investe em melhores condições e melhores resultados para todos.

Gostou das informações compartilhadas aqui? No site da Bimeda você encontra mais conteúdo relevante sobre agronegócio, saúde e bem-estar animal.

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Bimeda apresenta soluções para saúde animal durant...
Fotossensibilização em bovinos: rápida identificaç...