Notícias

Cascudinho: o que é e como prevenir a praga em cama de aves

cascudinho-o-que-e-e-como-prevenir-a-praga-em-cama-de-aves-1400x650

Uma das pragas que mais afetam e comprometem a produção avícola no mundo é o inseto Alphitobius diaperinus, conhecido, popularmente, como cascudinho. O besouro pequeno, de cor preta, tem um ciclo de vida de 89 dias e encontra no aviário com piso de chão batido um habitat muito favorável para depositar seus ovos e deixá-los protegidos. Além disso, na cama de aves há, geralmente, alimento em abundância: restos de ração, aves moribundas e fezes.

O cascudinho é um vetor de muitas doenças. Entre as já comprovadas está a salmonelose, infecção bacteriana, que afeta também o ser humano, e que acarreta prejuízos econômicos, zootécnicos e sanitários. Dados da agroindústria brasileira mostram que o cascudinho é o responsável por cerca de 60% dos quadros de salmonelose presentes nas produções de frangos de corte.

Assim, a presença da praga é sinal de perda na produtividade e nas condições de bem-estar dos animais. Para saber mais sobre como o cascudinho ameaça a produção e como preveni-lo e combatê-lo, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura:

Lugar ideal para o cascudinho 

​As camas de aves são propícios para os insetos. Por ficarem abrigados da luz e das aves e terem fonte de alimento abundante, os pequenos besouros podem ser encontrados em grande quantidade sob os comedouros. Nos aviários com piso de chão batido, os insetos podem cavam galerias profundas no solo para depositarem os ovos, que ficaram protegidos. O cascudinho também se aloja em fendas, muretas e madeiras ou no piso, no meio de cortinas ou divisórias.

Quais doenças o cascudinho transmite? 

O contato direto e constante doAlphitobius diaperinus com a cama de aves e o seu hábito de se alimentar de aves doentes e mortas o tornam um vetor preocupante de diversos problemas à produção avícola. Entre os mais graves está, como já citado, a salmonelose. Outros agentes perigosos que podem ser transmitidos pelo cascudinho são bactérias, como Escherichia coli e Streptococcus sp; vírus, como da Influenza, rotavírus e enterovírus; além do desenvolvimento da leucose aviária – câncer em frangos -, por conta da secreção de substâncias tóxicas e carcinogênicas pela praga.

Ingestão do inseto parte das aves 

Além de ser um vetor de doenças importantes, outra questão preocupante é que as aves, principalmente mais jovens, tendem a substituir a ração por estágios larvais e adultos de A. diaperinus, por conta do comportamento de ciscar e comer tudo que se move. Assim, a ingestão de insetos adultos, com exoesqueleto formado e rígido, pode causar lesões no trato gastrointestinal. Ao ingerir as larvas, estas podem ferir a pele da ave, gerando e favorecendo infecções secundárias. Em todos os casos há, consequentemente, queda na qualidade da carne.

Danos às instalações avícolas 

​Não bastassem os prejuízos na produtividade e os problemas acarretados à saúde das aves, o cascudinho ainda pode causar danos nas instalações avícolas. No estágio de larva, ele pode cavar túneis ao longo dos componentes estruturais dos galpões. Dessa forma, a praga é capaz de afetar de forma geral o bem-estar animal.

Como combater o cascudinho?  

Algumas providências podem ser tomadas para prevenir o cascudinho na produção avícola. Entre elas estão:

  • evitar o desperdício de ração;
  • recolher a ração derramada no chão;
  • mudar para piso de concreto instalações de chão-batido;
  • recolher as aves mortas pelo menos 2 vezes ao dia;
  • realizar retirada da cama e limpeza do aviário com frequência;
  • depois da limpeza, deixar o aviário aberto.

Enter your text here ...

Timethox 10 da Bimeda no controle do cascudinho 

 O mosquicida e inseticida Timethox 10, da Bimeda, é indicado para controle do cascudinho nas formas jovem e adulta na cama de aves criadas em piso. Entre os benefícios estão:

  • baixa toxicidade para animais;
  • pode ser aplicado através de pincelamento, pulverização e/ou cordões embebido;
  • tem poder residual de até 2 meses, dependendo da forma de aplicação.

Para saber mais sobre o uso de Timethox 10, acesse o site da Bimeda.

As informações foram importantes para você? Compartilhe e tenha acesso a mais conteúdo em nosso blog. A Bimeda conta com uma experiência de décadas de atuação, focada na Excelência Global em Saúde Animal.

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Principais doenças do rebanho: conheça os males qu...
Números da pecuária: preço do leite estabiliza em ...